Jovens de São Tiago lideram concurso de bandas na internet

Mas eles pedem para pessoas continuarem votando para garantir o título. Os vencedores abrem o show de reggae da banda Maneva. A festa rola no Parque de Exposição de São João del-Rei, dia 18 de junho, às 15h. Os ingressos já estão à venda e o evento é open bar  


A são-tiaguense “Soberana” é uma das finalistas do concurso de bandas da República Ventania de São João del-Rei.

Mais do que isso, entre os cinco grupos que disputam a final, os sete rapazes de São Tiago lideram enquete popular que vai escolher os vencedores.

Além da votação do público, um júri composto de artistas e músicos formados pela UFSJ e pelo Conservatório de Música vão participar da escolha da banda vencedora. Cada jurado tem 30 pontos para escolher o grupo predileto.

A votação fica aberta até a meia-noite do dia 30 de maio. Para escolher a banda predileta, as pessoas podem assistir ao vídeo das cinco finalistas na Fan Page da República Ventania no Facebook ou acessar diretamente a enquete na página do evento, onde também é possível comprar os ingressos para festa.

Vocalista da Soberana, Pedro Mata conta que o concurso começou com 18 bandas. No critério de avaliação, apenas seis bandas se classificariam para a final. A votação foi por curtidas e compartilhamentos dos vídeos que os grupos postaram na Fan Page da Ventania.

“Foi muito apertado, nós passamos em sexto lugar com 400 pontos de diferença para quinta colocada. Agora, na final, nós mandamos um vídeo novo e estamos estourados na frente da enquete”, comemora o vocalista.

Mata comenta ainda que o Festival já tem trazido benefícios para a Soberana, como a grande visibilidade. “Na primeira etapa, nosso vídeo com a música “Ven” teve mais de oito mil visualizações, o que deu um up na banda”, enfatiza.


Entusiasmo


Alexandre Lara é autor da composição Soberana
Alexandre Lara é autor da composição Soberana

A segunda música postada na página do concurso deu origem ao nome da banda. De autoria do guitarrista Alexandre Lara, ela foi trabalhada pelos demais membros do grupo. Graças ao single que tem uma pegada mais pop e romântica, os jovens conseguiram estourar no Festival.

Festival que que parece ter empolgado os músicos da Soberana. Segundo Mata, eles já estão com projeto de construção de um site e de gravação de um CD autoral em estúdio. Além das duas músicas que participam do concurso, Mata revela que já tem mais três composições autorais quase finalizadas.

Elas serão postadas no site que está em construção e poderão ser baixadas de forma gratuita. “Com isso, esperamos que nosso som viralize nas redes sociais e até nas rádios”, diz o vocalista.

“Para conseguirmos gravar o disco, vamos criar uma vaquinha virtual. A pessoa colabora com o que pode, mas dependendo do valor doado, ela ganha um brinde da Soberana”, explica Mata.

As principais influências da Soberana são os Los Hermanos e a Banda do Mar. “Mas também levamos na nossa formação musical o reggae do Natiruts, bem como os grandes ídolos do rock como Iron Maiden, o AC/DC, apesar de não termos música autoral neste estilo”, conclui o vocalista.