Festas tradicionais

CALENDÁRIO sÃO TIAGO

Janeiro - Festa de São Sebastão

Também em janeiro, mas no dia 20, acontece a festa de São Sebastião. Ao lado da capela que recebe o nome do santo, no bairro Cruzeiro, barraquinhas e leilões fazem a festa dos devotos de São Sebastião.

Abril / Maio - LuaStock

Acontece desde 2008, nas dependências da Fazenda Lua Dourada, um festival com diversas bandas de rock de BH e outros locais que recebe o nome de Luastock. A festa, uma espécie de camping-rock.O evento é realizado normalmente nos meses de abril ou maio.

Junho - Festa de Santo Antônio

Em junho há mais uma festa religiosa. Para comemorar o aniversário de Santo Antônio, a capela que tem como padroeiro esse santo, realiza a trezena com missas em sua devoção, além de festa com barraquinhas e leilões no bairro Cerrado.

Junho - São Pedro da Carapuça

A tradicional Festa acontece todos os anos no dia 29 de junho, antecedida do tríduo e festa do Sagrado Coração de Jesus. A Comunidade de São Pedro da Carapuça organiza com grande garbo esta festividade em honra a São Pedro. Pessoas de diversas localidades vem participar dos festejos. Na comunidade, nos dias da festa tem barraca, leilões e fogueira.

Julho - Festa de São Tiago

A partir da segunda quinzena de julho é a vez do padroeiro e do município comemorarem anos. São Tiago dia 25 e a emancipação política dia 26. Durante este período, além dos cerimoniais religiosos, bailes e shows de rua animam moradores e turistas que lotam a cidade.

Setembro - Café com Biscoito

Quando entra setembro e a primavera, são os biscoitos que dão cor, cheiro e sabor à cidade. Na Festa do "Café com Biscoito" o município põe a mesa e recebe seus convidados para experimentarem as deliciosas guloseimas feitas nos fornos que aquecem a economia local. O evento sempre acontece no final de semana da segunda semana de setembro.

Dezembro - Festa à Fantasia

Em dezembro, dia 30, é a vez da Festa à Fantasia. Com roupas divertidas e inusitadas, os fantasiados participam de um concurso em que é eleita a melhor veste.

MERCÊS DE ÁGUA LIMPA

Mercês Água Limpa fica localizada na Região Campos das Vertentes, carinhosamente mais conhecida como Capelinha, é Distrito do Município de São Tiago/MG. Tem uma população de aproximadamente 3.000 (urbana) e 1.000 (rural), somando cerca de 4.000 habitantes. As atividades mais importantes são: o extrativismo e a agropecuária. Várias mineradoras encontram-se nas proximidades da localidade, oferecendo empregos para parte da população. Mercês de Água Limpa faz divisa com São Tiago, Bom Sucesso, Nazareno, Ibituruna, Ritápolis, Santo Antônio do Amparo, Carrancas e São João del-Rei.

Janeiro - Folia de Reis

Em janeiro tem-se o Encontro das Folias de Reis onde se recebe pessoas de várias localidades para este evento.

Fevereiro - Carnacapela

Carnaval antecipado de Mercês de Água Limpa, que ocorre 15 dias antes do carnaval tradicional.

Setembro - Festa de Setembro

No final do mês de setembro, acontece a tradicional festa e novena em honra a Nossa Senhora das Mercês, padroeira da paróquia de do distrito. Está festa movimenta o distrito que recebe visitantes, devotos e amigos. Além da parte religiosa tem barraquinhas, leilões e bandas musicais.